Evolução Agrícola
Notícia
10.02.2021

Dicas para uma pulverização eficiente

Para ter uma lavoura produtiva é preciso de alguns cuidados especiais. E hoje iremos apresentar 5 pontos importantes para sua pulverização ser eficiente de uma vez por todas.

Como fazer?

1. Preste atenção na qualidade da calda

Um dos principais empecilhos que atrapalham na pulverização é a composição da calda do equipamento. Essa calda é formada por água e defensivos agrícolas.

Isso se dá através de produtos que estão sendo utilizados frequentemente devido aos resultados que apresentam, porém devido a sua fórmula, acaba reduzindo a eficiência da pulverização, pois não são totalmente diluídos em água, acumulando no fundo do tanque.

Produtos com o princípio ativo Mancozebe, apesar de apresentarem ótima performance, tem dificuldades de solubilização com a água.

Ressaltamos que o cuidado com o manejo de produtos utilizados nas aplicações é necessário. Uma dica importante é ficar atento às reações que eles possam ter quando estiverem em repouso.

Por fim, opte por pulverizadores com sistemas que promovam a agitação/recirculação contínua da calda, melhorando os resultados e aumentando a vida útil dos componentes.

2. Faça aplicações na hora certa

Outro ponto desafiador na vida do homem do campo é escolher o momento correto para realizar essa prática, seja por clima, temperatura ou estádio da planta.

O clima interfere na absorção dos produtos, assim como na translocação do mesmo. Já quando as aplicações acontecem com umidade do ar baixa, pode ocorrer a evaporação da gota mais rápido que o recomendado, não tento seu aproveitamento total.

chuva também tem grande interferência nos resultados da pulverização, ela reduz a absorção dos produtos, assim como os ventos que acima de 10km/h causa deriva das gotas, que não atingem o alvo.

3. Evite a sobreposição de calda

No ciclo produtivo, a pulverização é uma das atividades mais realizadas e evitar a sobreposição das aplicações tem grande importância tratando-se de economia e impactos ambientais.

A sobreposição afeta diretamente a produtividade, pois a fitotoxidade prejudica o desenvolvimento da planta.

As pulverizadoras com sistema bico a bico tornam-se ótimas opções, pois em relação ao sistema convencional de desligamento por seções, ela gera uma economia de até 5% nos defensivos utilizados.

4. Atente-se à qualidade da prática

Falando de qualidade, a velocidade do ato influencia diretamente no tamanho da gota, e quando isso ocorre, a pressão aumenta gerando gotas finas e consequentemente, deriva. Ao contrário disso, o trabalho em baixa velocidades, baixam a pressão causando gotas maiores, o que também prejudica a qualidade final do processo.

O produtor deve-se atentar ao seu objetivo principal neste processo e adequar a calibragem e tipo de ponta de pulverização. O sistema de dupla linha de pulverização conseguimos alcançar uma maior faixa para a aplicação, mantendo o padrão da gota e de vazão

5. Use a tecnologia a seu favor

A agricultura de precisão tem atingido um nível sem precedentes. A cada ano que passa, atualizações e tendências tornam as máquinas mais eficientes e sustentáveis no campo.

Aplicações através da taxa variável são ótimas alternativas para o melhor aproveitamento dos defensivos agrícolas, já que possibilita ajustes na dosagem, de acordo com a necessidade de cada área.

A telemetria por exemplo, torna as máquinas mais eficazes, permitindo em tempo real o acompanhamento do processo, aprimorando e tornando as operações mais eficazes. O acesso remoto também é uma forte tendência. Essa tecnologia permite o auxílio a distância de um técnico, auxiliando calibrações, regulagens, entre outros atividades.

A Stara Evolução Agrícola, oferece todos os benefícios citados acima através de nossas máquinas e equipamentos.

Fale conosco.


Compartilhe
Notícias Relacionadas
Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba as novidades e promoções em seu e-mail.